O Que é Tumblr? Guia Básico Para Iniciantes

O que é Tumblr? O Tumblr é um sistema de rede social e micro-weblog que permite aos seus usuários compartilhar links, textos, vídeos, e audio. Como no Twitter, você pode seguir outras pessoas e ver no seu painel de controle (Dashboard) os últimos posts destas pessoas que você segue.

Uma das coisas interessantes é que, assim como no Twitter existe a possibilidade de "Retweet", ou seja, repostar o twit postado por outra pessoa, você pode "reblogar" os posts de outros usuários, ou apenas favoritá-los, e todos podem fazer o mesmo com o seu conteúdo, tudo de maneira muito simples e rápida.

Você pode customizá-lo com temas pré-existentes no próprio sistema ou copiar códigos html já prontos criados por outros usuários e disponíveis em diversos sites pela internet ou, ainda, criar seu próprio layout.

Além disso, o site permite integração com outras plataformas, como o site de bookmarks Del.icio.us, o Digg, ou sites como Wordpress, Blogger, Livejournal, Facebook e Twitter. Você também pode escolher importar feeds de outros sites e weblogs seus ou de terceiros, e escolher se quer que sejam postados apenas como links, imagens, link e resumo.

Eu poderia citar aqui vários bons motivos pra usar o Tumblr, mas em vez disso, sugiro a todos a leitura deste post do Alessandro Martins, com vários links interessantes e 12 bons motivos pra você também usar o Tumblr.

Pros iniciantes, resolvi mostrar aqui como criar e customizar sua página (para ver as imagens em tamanho maior, clique sobre elas, que abrirão em nova aba/janela).

Ao acessar a página principal do site, é muito fácil criar uma conta: você vai preencher os 3 campos que aparecem, na seguinte ordem - seu email, a senha desejada e o nome de usuário que você quer, que será parte de seu endereço no Tumblr, que, então, será http://seunomedeusuario.tumblr.com.

Automaticamente, sua conta será criada e seu login feito e você recebrá um email de confirmação. Uma vez logado, você será direcionado ao Dashboard, seu painel de controle.

Tumblr

A partir dali você poderá postar textos, fotos, citações, links, chat, vídeo ou áudio, clicando nos respectivos ícones. Você pode, também, ajustar as preferências de suas conta, clicando em "Account" e no submenu "Preferences".

Tumblr

Já para customizar, basta clicar ali onde você vê escrito "Customize page", na imagem anterior, ao lado da janela de suas preferências, ou na lista à direita da tela no seu painel de controle.

Na página de customização, no topo, você terá uma barra de ferramentas, sendo a primeira delas chamada de "info". Ali você colocará o título do seu Tumblog, uma descrição sua ou do seu site, fará upload do seu avatar e poderá trocar o endereço do seu Tumblog quando desejar. Feita as alterações, clique em "Save", no alto, à direita, da mesma barra de ferramentas.

Tumblr

Clicando em "Theme", você poderá escolher um dos layouts pré-configurados, bastando clicar sobre aquele de sua escolhar e, novamente, clicando em "Save" na barra de ferramentas, ou clicar em "Use Custom Html", para colar o html de algum layout escolhido em outros sites ou colar o código do layout feito por você mesmo, novamente não esquecendo de, depois de colar o código, clicar em "Save".

Tumblr

Tumblr

Para saber as tags que devem ser usadas na criação de seu próprio layout, você pode visitar a central de ajuda do Tumblr que, embora em inglês, é de relativamente fácil compreensão.

Dependendo do layout escolhido, você ainda poderá clicar em "Appearance" e mudar as cores de fundo, texto, links e afins, apenas clicando nas paletas de cores.

Tumblr

Na aba "Services", por sua vez, vocês podem fazer a integração com Facebook, Twitter e outros sites, conforme já mencionado anteriormente, apenas preenchendo os campos de formulário. Eu habilitei meus weblogs, twitter e meu Del.icio.us.

Tumblr

Na aba "Advanced", é possível configurar o horário, a quantidade de posts que aparecerão na sua página principal, o endereço de feeds do seu Tumblog, se os links abrirão em nova aba.

Tumblr

Novamente destacamos: após a alteração de cada opção, clique em "Save". Se você não quiser fazer novas alterações, pode clicar em "Save+close", que você será mandado de volta para seu Painel de Controle.

Para adicionar usuários é fácil: na página destes usuários aparecerá o texto ou um botão com o texto "+follow": basta clicar ali. Para fazer "reblog" de um post, basta clicar no texto ou ícone correspondente (já que varia de layout para layout) de cada post de outro usuário que você achar interessante.

Tumblr

Então é isso, esse é o guia básico para criar e configurar seu Tumblog. O meu é http://rkitsune.tumblr.com, se quiserem adicionar à sua lista de amigos, fiquem à vontade.

Leia também:

Comentários

  1. Achei muito bom este site, mas prefiro o twitter, ele é muito mais popular.

    ResponderExcluir
  2. Acho que ter um blog no Blogger ou Wordpress e um Twitter já basta. A idéia é boa sim, mas eu não conseguiria administrá-lo tão bem.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  3. Ah num tem quase nenhum brasileiro lá!

    ResponderExcluir
  4. @noticiaeblog.com mas isso é bom, né?

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a cada dia aparece mais redes sociais...
    seria bom um post peneira, pra refinar as melhores.
    Orkut já está saturado, mas (in)felizmente todos os amigos estão lá,
    então não tem como ficar sem,
    Belo post!

    ResponderExcluir
  6. Twitters parte e Tumblrs a parte que tal falar-mos do Gozub?! é uma rede social genuinamente brasileira e ninguém dá valor...
    Acho que devemos dar mais valor as coisas criadas aqui; Tudo bem que o gozub não é nada assim tão inovador, é mais um microblogging entre os microbloggings só que quase ninguém fala nele justamente por ser brasileiro. O nosso problema é achar que tudo que vem de fora é melhor do que o que vem de dentro.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, por enquanto tem poucos brasileiros no tumblr, e muita gente nem conhecia. :) Mas quem sabe isso mude, não é mesmo?
    Quanto a este Gozub, vou anotar a sugestão. Dentre os vários posts que farei, pretendo falar de várias outras redes do gênero com tutoriais, e procurarei testar e comentar aqui sobre o Gozub, ok?;)

    ResponderExcluir
  8. Nossa mais uma rede social temos twitter,orkut,ualah,blogger,ufaaa mais é sempre bom conhece outras bom divulgação p/ quem tem blog ou site hehe e eu vou testa essa valew a dica!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim já basta! Chega o blogger e o Twitter mais que isso é exagero.

    ResponderExcluir
  10. Gostei! Dica muito bacana acabei de criar o meu!
    http://dingoobr.tumblr.com/

    Até mais!

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante!
    Esse tipo de sites está sendo cada vez mais feito, e cada ves mais requisitado.
    É bom quando eles facilitam o trabalho quanto as redes sociais.
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Embora eu ache que este site seja muito legal, concordo também que já temos contas demais para acessar: Orkut, Blogger, Facebook, Twiter, Formspring, Outlook, Windows Live, Wordpress, e por aí vai.
    Os meios de comunicação estão se estendendo, e internet, todos os meios se relacionam. Ao passo que isto é interessante, também gera cansaço, não acha? Ainda quero visitar o Tumblr. Mas acho que vai demorar um tempo... As redes estão se estendendo, e cada vez amis percebo que "mundo globalizado" não é força de expressão.
    Beeijos ♥

    ResponderExcluir
  13. meu "change" sumiu para mudar o avatar ..sumiu acho que o problema é no PC .. mas não sei a onde.me judem pelo amor.. vlw

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?

Descrição aleatória abaixo do título no Blogspot

Nomes de todas as igrejas do Brasil