O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?

Já viu algum arquivo de filme baixado da internet e não soube o significado de todas aquelas letras e códigos que aparecem junto ao nome do arquivo? Seus problemas acabaram!

Veja por exemplo o nome deste arquivo de filme que está facilmente disponível para download através das redes de compartilhamento de arquivos BitTorrent:

Blade.Runner[Remastered.Director's.Cut]DvDrip[Eng]-aXXo
Dividindo o nome do arquivo em partes, conforme seu significado:
  • Blade.Runner[Remastered.Director's.Cut] - Nome do filme;
  • DvDrip - Tipo da versão;
  • [Eng] - Idioma do áudio;
  • aXXo - Grupo hacker que liberou arquivo na internet.
Eventualmente podem aparecer outros códigos nos nomes dos arquivos, mas a parte mais importante que você deve observar é o Tipo da versão, pois é isto que determina a qualidade do vídeo.

Existem diferentes Tipos de versão dos filmes disponibilizados na internet através de arquivos .torrent. Os mais comuns atualmente são:
CAM - É o pior Tipo de versão possível para um filme baixado da Internet. CAM vem de Camcorder (filmadora em inglês), neste tipo de versão alguém vai até o cinema e filma a tela com uma câmera digital. O áudio é captado pelo microfone interno da câmera, o que inclui risadas e comentários das pessoas que assistem a sessão, tremedeira e até sombras de espectadores caminhando em frente ao filme.

TELESYNC - Tipo de versão parecida com a CAM, comentado anteriormente. Porém com o áudio capturado através de uma fonte direta (alguns cinemas oferecem a opção de conetores para fones de ouvidos nas poltronas), mas que não evita todas as possíveis interferências da audiência. Muitas vezes é fimado num cinema vazio ou da sala de projeções, o que proporciona uma qualidade um pouco superior ao CAM.

DVD-SCREENER (DVDscr) - Feita a partir do material promocional original usado na divulgação do filme para a crítica antes do seu lançamento oficinal nas salas de cinema. Costumam ter ótima qualidade, algumas cópias exibem um texto no rodapé do vídeo com os créditos da obra e eventualmente podem apresentar também algumas cenas em preto e branco.

DVDRip - É o melhor tipo de versão para os arquivos de filmes baixados na Internet, pois a cópia é feita a partir do DVD original lançado oficialmente nas lojas. Obviamente o problema é que este tipo de versão costuma demorar mais que as outras para estar disponível nas redes bittorrent.

BDRip - É simplesmente BluRay Disc Rip. Tem qualidade superior ao DVDRip. Pode ser encontrado em releases em HD com 720 ou 1080 linhas, mas são arquivos muito grandes, ás vezes maior que 4Gb e sempre em MKV ou MP4. Também pode ser encontrados BDRips de 700mb em AVI, com qualidade um pouco melhor que DVDRips.

R5 - É um formato específico de DVDs região 5, produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. A diferença é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem. Isso permite que os filmes cheguem nas lojas ao mesmo tempo que os DVDs screeners são liberados. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição ".LINE" para distinguir daqueles que possuem o áudio do original.

VHS-RIP - Uma cópia exata do VHS final liberado, principalmente dos videos de skating/sports e de pornôs.

TV-RIP - Simplesmente a ripagem da TV da rede (capturado usando caixas digitais de cabo/satellite preferivelmente) ou PRE-AIR das alimentações de satélite que emitem direto às emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. É capturado com uma placa de video-captura digital ligada num slot PCI do PC, geralmente dando os melhores resultados, o formato quase sempre é em MPEG ou AVI podendo ser convertido em VCD/SVCD/DivX/XviD.
OBS: Pirataria é crime, não roube barcos!

Comentários

  1. Eu prefiro sempre os DVDRip ou os HDTV.XviD. Arquivo bem grande mas com qualidade bem maior. Abraço,

    Ps.: Hehehe... gostei do aviso de rodapé.. hehehe..

    ResponderExcluir
  2. "...OBS: Pirataria é crime, não roube barcos!..." hahahaha. Muito boa essa.

    Sensacional a explicação. Esses dias baixei [Tropic Thunder], mas ainda não assisti. Baixei no formato DVDRip. A qualidade do vídeo é muito boa.

    Abraços,
    Monthiel

    ResponderExcluir
  3. Muito instrutivo...
    Um bom jeito de incentivar o compartilhamento incondicional de cultura e ainda evitar acusações injustas de "incentivo à pirataria".
    Só falta agora uma lista dos principais grupos hackers e os melhores filmes...

    Abração
    Gabriel Dread

    ResponderExcluir
  4. Compusivo, aproveitando que vc tocou no assunto, sempre que "procurava" informações na Net de como gravar DVD's eu lia coisas do tipo Ripar o Cd/DVD esas coisas, o que isso significa?, pelo o que eu entendi, me parece algo como desbloquear o DVD, mas ñ tenho certeza, pois nunca enfrentei uma situação onde tive que "desbloquear" um DVD, então acho que estou enganado, mas nenhum site na net conseguiu me especificar isso direito... já faz alguns (2) meses que eu ando gravando DVD's e até agora ñ sei o que significa isso.

    Pirataria é crime, então não roube barcos!, rsrs ri d+!!!

    (colocar no MSN).

    AndersonZ1

    ResponderExcluir
  5. Crime é o absurdo de impostos aqui em nosso singelo país, mas prefiro não entrar nesse patamar.

    Aproveita a onde de falar um pouco de multimídia, e aproveite para falar sobre áudio, seus tipos (mp3,mp4) e qualidades(32,64,128kbps, mono, estéreo) . fica ai a dica.

    Subtil.

    ResponderExcluir
  6. Excelente esclarecimento. Muitos, por certo, desconheciam estas informações.


    :-)

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o melhor foi o final.
    Bacana ahora ja sei que link mandar para amigos q ficam perguntando o que é o que.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. @virtualz1 ripar um DVD é basicamente transformar seu conteúdo num arquivo .AVI usando compactação DivX ou Xvid...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Compulsivo, então seu eu ripar um DVD, não irei poder assistir no aparelho de DVD certo?, pois meu dvd só aceita os formatos Mpeg2. Então acho que isso não vale para mim....., e na verdade acho que todos os videos que eu baixo são no formato .AVI ou RMVB, nem sei se eu já baixei em outro formato, queberei muito a cabeça com isso antes de ter o Blog agora eu meio que nem gravo mais DVD's, apenas quando me pedem...

    Valeu Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Faltou falar da mais nova Brrip, direto do Bluray

    ResponderExcluir
  11. Tem que tomar cuidado também para não baixarem vírus, tenham sempre um antivírus atualizado para evitar que vírus que as vezes vem junto com o arquivo infectem seus computadores.

    ResponderExcluir
  12. só para acrescentar, tem os RMVB (não sei se esse tpw se encaixa no post) são bem pequenos e quase sempre de boa qualidade. Depois de baixar e só usar um conversor e passar para DVD ou outro formato para assistir no DVD player^^.

    ResponderExcluir
  13. "OBS: Pirataria é crime, não roube barcos!"..
    Voltando ao assunto, você já deve ter percebido que nem todos são a favor desse seu pocisionamento.
    Recentemente uma comunidade do orkut que oferecia links de download para seus usuários foi fechada por pressão judicial devido à pirataria.
    Não quero ficar aqui falando se sou contra ou a favor, mas que tem gente que fiscaliza e atrapalha nossa vida, isso tem...
    Valeu,
    All3X

    ResponderExcluir
  14. Cara, agora sim senti um alívio! E, inclusive, vou poder escolher melhor as coisas pra baixar...hehehehe.

    ResponderExcluir
  15. @All3X, sim eu sei disso. Porém eu acredito que temos que tomar uma posição quanto a este assunto e discutir isso em nossos blogs. Caso contrários as sopas de letrinhas vão seguir com sua caçada as bruxas cometendo ilegalidades ainda maiores...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  16. Sim, e apóio o seu posicionamento Compulsivo.
    All3X

    ResponderExcluir
  17. Faltou falar do R5.
    E também o BDRip, que é superior ao DVDRip.

    ResponderExcluir
  18. @Erik, @Mafia171 e @vicght obrigado por complementarem o contexto do post. Isso é que é comentarista de valor! Não que os outros não sejam, pelamordedeus!

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  19. Sempre tive curiosidade, mas nunca fui atrás para saber o que significava. Acho que porque sempre dou preferência para baixar DVDrip, meio instintivamente por pensar que vinha direto do DVD (pela questão da etimologia do termo, talvez).

    Mas pergunto: o que seria R5 e BDrip? Quais seriam as diferenças para o DVDrip?

    Forte abraço!

    Fábio R.

    ResponderExcluir
  20. Dvdrip ever, esse é meu lema.
    Só quando estou muito na secura pra ver um filme e ele já saiu dos cinemas que eu acabo pegando um cam da vida, mas as vezes você só esquenta a cabeça. x.x problemático

    Boa a dica, tem gente que nem sabe que pode baixar filmes na net, hehe.
    E cai entre nós, nem precisa ser torrent, hoje em dia você pega via easyshare, rapidshare, megaupload... esses blogs de download já viraram uma infestação, é só googlar.
    abs

    ResponderExcluir
  21. @compulsivo acho que seria uma boa se vários blogs discutissem esse assunto "pirataria", acho que seria bem interessante já que isso com certeza irá criar uma grande polemica. já estou bolando um post para colocar no meu blog, e ver como anda a opinião do pessoal que acessa la. =)

    ResponderExcluir
  22. BDRip é simplesmente BluRay Disc Rip. Tem qualidade superior ao DVDRip. Pode ser encontrado em releases em HD com 720 ou 1080 linhas, mas são arquivos muito grandes, ás vezes maior que 4 gb e sempre serão encontrados em MKV ou MP4. Mas também pode ser encontrado BDRips de 700 mb em AVI, e com qualidade um pouco melhor que DVDRips, um exemplo é o filme Punisher War Zone, que apareceu primeiro a versão em BDRip de 700mb para depois sair a DVDRip, com qualidade menor.


    R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Isso permite que os filmes cheguem nas lojas ao mesmo tempo que os DVDs screeners são liberados. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição ".LINE" para distinguir daqueles que possuem o áudio do original.

    ResponderExcluir
  23. nossa brother acho 1000grau seu blog,
    ta de parabens,muitos anos de vida ao compusivo.

    ResponderExcluir
  24. TAGS DE RIPS

    CAM (CAM)
    Com uma câmera de vídeo digital (DV - Digital Vídeo), os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estréia. Lógico que a qualidade não fica nunca com a qualidade de um DVD. Mas esse meio é para quem quer Novidade / Lançamento antes de todo mundo, as vezes antes mesmo de entrar para o cinema você já poderá ter-lo em seu PC.

    TeleSync (TS)
    O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.

    TeleCine (TC)
    Um TeleCine é máquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito boas, mas esses equipamentos são muito caros e raros.

    SCREENER (SCR)
    Geralmente fitas vhs promocionais que são enviados aos distribuidores, jornalistas e imprensa antes da venda. Porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o VHS não é comercial

    DVD-SCREENER (DVDscr)
    A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!

    DVD-RIP (DVDRip)
    Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.

    VHS-RIP (VHSRip)
    Uma cópia exata do VHS final liberado, principalmente dos videos de skating/sports e de XXX.

    TV-RIP (TVRip)
    Simplesmente a ripagem da TV da rede (capturado usando caixas digitais de cabo/satellite preferivelmente) ou PRE-AIR das alimentações de satélite que emitem direto às emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. É capturado com uma placa de video-captura digital ligada num slot PCI do PC, geralmente dando os melhores resultados, o formato quase sempre é em MPEG ou AVI podendo ser convertido em VCD/SVCD/DivX/XviD.

    WORKPRINT (WP)
    É uma cópia do filme que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade pode variar. Algum WPs são muito diferentes da cópia final e outros podem conter cenas extras. WPs pode ser agradáveis à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contém essas cenas que são cortadas do filme final.

    DivX Re-Enc
    Um DivX re-enc-enc é uma transformação de sua fonte original, por exemplo VCD, e re-codificada para DivX. O objetivo é diminuir o tamanho original do arquivo, para outro bem menor. Encontrado geralmente em partes, como Film.Name.Group(1of2) etc... Lógico, que a qualidade do filme diminui também.

    Watermarks
    A maioria dos filmes são dos Asian Silvers/PDVD (pessoas do oriente que disponibilizam os filmes muito facilmente e a um preço pequeno, são geralmente gravados em DVD, mas encontramos também em formato VCD). Eles tem uma letra inicial ou um logo pequeno, geralmente em um dos cantos do filme. Os mais famosos são "Z", "A" e "Globe".

    TARJAS DE RELAÇÃO DE ASPECTO (Aspect Ratio Tags)

    WS - Widescreen (letterbox)
    FS - Fullscreen

    TARJAS DE CENA (Scene Tags)

    Internal
    Um release interno é feito por diversas razões. Os grupos clássicos de DVD fazem muitos releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema tem uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputaão do grupo, ou devido à quantidade de ripagem já existentes. O grupo libera somente os filmes a seus membros. Isto está em a contexto diferente à definião usual.

    Limited
    Se o filme teve algum tipo de limitação e o grupo consegue acesso a isso.

    RECODE
    Um recode é uma versão previamente liberada, filtrada geralmente com TMPGenc para remover as legendas, a cor etc. do reparo.

    RePack
    Se um grupo liberar um Rip ruim, liberam um novo reparando os problemas.

    Nuke
    Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo.

    Nuke Reasons
    BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme. BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.

    Proper
    Significa que o primeiro lançamento possuía alguma forma de defeito, som fora de sincronia, baixa qualidade, tela pequena, etc... Então outro grupo lança novamente o mesmo filmes corrigindo o defeito.

    STV
    Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.

    Subbed
    Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).

    SyncFIX
    Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.

    UnRATED
    Filmes sem cortes pela censura internacional.

    UnSUBBED
    Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda.
    ENTENDENDO UM POUCO MAIS

    RARset
    Todos os filmes são fornecidos divididos em partes de 15000000 bytes compactados com o WinRAR, ou outro software de compactação, mas o WinRAR geralmente lê todos os formatos. Isso ocorre para facilitar a tranferência via ftp, pois se ao tranferir 700 MB de dados em algum momento o arquivo se corromper, você terá perdido um bom tempo de download. Usa-se (part01.rar > partxx.rar); (.rar > rxx) ou (001 > xxx)

    Dupe
    O DUPE é uma cópia de algo que já existe. Então não tem nenhuma razão para que exista outra vez.

    Macrovision
    Macrovision é a proteção de cópia empregado em a maioria de DVDs.

    NFO
    Um arquivo de NFO é fornecida com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informação geral sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informaões. NFO = Informações

    Regional Coding
    Regiões dos DVDs (região 1,2,3,4,...) de acordo com a distribuição de países.

    RCE
    RCE (Regional Coding Enhancement) foi projetado para bloquear players com "Multiregion", mas teve muitas das falhas e foi superado. Há muito poucos títulos RCE agora, e era muito impopular.

    SFV
    É fornecida também para cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
    Programas: pdSFV ou o hkSFV,

    SISTEMAS DE IMAGENS

    NTSC / PAL
    NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variaões, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.
    FORMATOS DE VÍDEO

    AVI
    Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.

    MPEG
    É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.

    OGM
    Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.

    WMV/WMA
    Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos.

    RM/RA/RMVB
    É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online.

    MOV
    Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows.

    ASF
    Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsoft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.

    VCD
    É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.

    SVCD
    SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.

    XVCD/XSVCD
    Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.

    CVD
    O CVD é uma combinação dos formatos VCD e SVCD, e é suportado geralmente por uma maioria de players de DVD. Suporta as bit-rates MPEG2 de SVCD, mas o uso de uma definição de 352x480(ntsc) como a definição horizontal são geralmente mais menos importantes. Atualmente nenhum grupo libera produtos no formato CVD.

    KVCD
    É uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.

    KDVD
    Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.

    Entre muitos outros.

    ENTENDENDO UM POUCO MAIS

    Bitrate
    Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.

    Frame
    A fonte básica de um filme. Uma frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos nescessárias passadas constantemente na sua frente para se obter noção de movimento). Imagine um desenho, onde uma moto está na direita do vídeo, ao passar as frames a moto vai se movimentando para a esquerda.

    FPS
    Definição de Frames per Second, ou frames por segundo. Ajuda bastante saber isso na hora de converter legendas ou procurá-las na internet.

    VBR
    Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.
    CODECS

    É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).

    CODECS DE VÍDEO

    DivX / XviD
    Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.

    CODECS DE ÁUDIO
    AC3
    É uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.

    AAC
    Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.

    MÍDIAS

    DVD-R (DVD)
    É a mídia gravável de DVD que parece ser a mais popular grava geralmente 4.7gb de dados. Pode apresentar-se também como DVD-R DL (Dual-Layer), assim estendendo sua capacidade para quase 10 gb de dados, mas podendo ser gravados somente em gravadoras que suportem esse tipo de mídia (Ao contrário do que muitos pensam, podemos gravar vários tipos de dados nessa mídia, inclusive MP3, documentos e imagens).

    DVD-RW
    É a mídia re-gravável de DVD e tem as mesmas capacidades de armazenamento do DVD-R.

    MiniDVD
    É o mesmo formato que DVD mas em um CDR/CDRW padrão. Por causa do resolution/bit-rates elevado, somente é possível caber aproximadamente 18-21 minutos do gravação por disco, e seu formato é somente compatível com alguns players.

    CD-R (CD)
    É a mídia gravável de CD que é a mais popular grava geralmente 700 Mb de dados ou 80 min. Pode apresentar-se também com um tamanho pouco maior que proporcionará gravações de até 900 Mb ou 90 min.

    CD-RW
    É a mídia re-gravável de CD e tem as mesmas capacidades de armazenamento do CD-R.

    MiniCD
    É o mesmo formato padrão do CD-R. Mas somente é possível caber aproximadamente 18-21 minutos do gravação por disco, e seu formato é somente compatível com alguns players.
    ENTENDENDO UM POUCO MAIS

    BIN / CUE
    Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá às a BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.

    ResponderExcluir
  25. Fica aí para o pessoal uma lista mais completa para enteder as siglas! =D

    Ótimo blog Compulsivo! ;)

    ResponderExcluir
  26. Bom esclarecimento...
    Eu sabia que CAM e TS eram ambas de pessima qualidade, mas nao sabia a diferença, de qualquer modo nao gosto de baixar videos assim!

    abraço

    ResponderExcluir
  27. Muito bem explicado, soh tenho uma pergunta: Esse tal de 'DVDrip' pode ser gravado dir eto no dvd para assistir no aparelho, ou tem de ser convertido para isso ?
    Israel.

    ResponderExcluir
  28. Como ver filmes em dvdrip? sou um leigo... como gravo para dvd? algum tuturial? obrigada

    ResponderExcluir
  29. Boas,
    Este site é muito bom explicar as siglas das diverças patentes da/s gravações.
    Em relaçao ao convesor por gosto pessoal prefiro o prog. ConvertXtoDvd 3, acho que é muito bom e de facil uso. Com tantos tutorias.
    Obrigados.

    ResponderExcluir
  30. Bom trabalho em prol do esclarecimento. Um abraço de Lisboa.

    ResponderExcluir
  31. AHSIUHSAUSAIUASHIASUHASIUAHSIUASHIUASHASIUAHIAUSHAISUSAHIUASHAIU

    NAAAO ROUBE BARCOS!!!!!!!!!! aaaaaaai é vida!

    SAHAISUASOSAIUSASHIAHS
    valeeeu, tireeei minha duvida ;)

    ResponderExcluir
  32. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir
  33. Everyone an extremely breathtaking chance to read from this blog. It is always so lovely and jam-packed with a great time.

    카지노사이트가이드

    ResponderExcluir
  34. betflix color and sound effects that are spectacular and exciting. สล็อตpg

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
    گندزدایی تجهیزات آزمایشگاهی و ابزار پزشکی با دستگاه التراسونیک سینا طب
    جهت تمیز کردن سریع و دقیق انواع آلودگی‌ها از نقاط قطعات مختلف از دستگاهی به نام التراسونیک یا اولتراسونیک (Ultrasonic) استفاده می‌گردد. این دستگاه با استفاده از امواج فراصوت و آب یا حلال تمیز کننده مناسب، امکان حذف کامل و سریع کثیفی‌ها، میکروب‌ها و سایر آلاینده‎‌ها از روی اقلام آزمایشگاهی را فراهم می‌کند. فرآیند پاکسازی توسط این دستگاه با استفاده از فرکانس‌های التراسوند یا مافوق صوت صورت می‌گیرد. در واقع قطعاتی که زوایا و شکاف‌های بسیار ریز و زیادی دارند و یا نقاطی که دسترسی به آنها دشوار است، فقط به کمک دستگاه التراسونیک آزمایشگاهی ضدعفونی می‌شوند.
    ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
    ❤️ https://ultrasonic.iranblog.net/Post/1/%D8%AF%D8%B3%D8%AA%DA%AF%D8%A7%D9%87+%D8%A7%D9%84%D8%AA%D8%B1%D8%A7%D8%B3%D9%88%D9%86%DB%8C%DA%A9+%D9%88+%D9%81%D9%86%D8%A7%D9%88%D8%B1%DB%8C+%D8%A7%D9%88%D9%84%D8%AA%D8%B1%D8%A7%D8%B3%D9%88%D9%86%DB%8C%DA%A9

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Descrição aleatória abaixo do título no Blogspot

Nomes de todas as igrejas do Brasil