Backlinks e Trackbacks no Blogger (Parte 5)

Backlinks, os trackbacks do Blogger. Não entendeu? Retorne quatro posts...

Receber Trackbacks usando o HaloScan

Olá amigos leitores, chegamos ao último artigo da série compulsiva Backlinks e Trackbacks no Blogger. Hoje vou mostrar que é possível configurar o recebimento de Trackbacks no Blogger, usando o HaloScan.

Se você me perguntar qual a utilidade dessa dica, confesso que é praticamente nula, visto que os Backlinks do Blogger já recebem automaticamente qualquer link de retorno que aponte para seus artigos.

Mas estou publicando só pra depois não dizerem que o Blogger é uma plataforma inferior por não suportar Trackbacks reais e tale coisa... Suporta sim, portanto chupem worpresstards**!

A primeira coisa a fazer é cadastrar-se no HaloScan. Em seguida converta o código abaixo nessa página e cole o resultado antes da tag </head> no modo de edição HTML do seu template*, substituindo seu nome de usuário:
<script type="text/javascript" src="http://www.haloscan.com/load/USUARIO_HALOSCAN"> </script>
Salve, clique em expandir modelos de Widgets e cole o código abaixo onde quer que o link para os Trackbacks seja exibido:
<a class='comment-link' expr:href='"http://www.haloscan.com/tb/USUARIO_HALOSCAN/" + data:post.id + "/"' expr:onclick='"HaloScanTB(" + "\"" + data:post.id + "\"" + ");return false;"'><script type='text/javascript'>postCountTB('<data:post.id/>');</script></a>
Para que o link Trackbacks apareça no rodapé de todos os artigos, tanto na homepage como nas páginas individuais, sugiro colar o código antes a linha abaixo:
<span class='post-icons'>
Um detalhe importante a ser observado, que já comentei num artigo anterior desta série, é que os endereços (URLs) para o envio dos Trackbacks, normalmente são diferentes dos artigos acessados via Browser e com o HaloScan isso não é diferente.

Para enviar Trackbacks para usuários do Blogger deve-se utilizar o endereço fornecido pelo HaloScan e não a URL do artigo original no Blogspot:
http://www.haloscan.com/tb/USUARIO_HALOSCAN/898915785774/
Com essa dica, chegamos ao fim da série compulsiva Backlinks e Trackbacks no Blogger. Me lembrem de não publicar mais séries de artigos sobre o mesmo tema, deu o maior trabalho. Espero que tenham gostado...

A partir de hoje todos os artigos da série estarão abrigados na nova categoria "backlinks", para facilitar o acesso.

*P.S.: Cultive o hábito de Baixar o modelo completo (também conhecido como becape) do seu template sempre que entrar no modo de edição HTML. Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.

** Mais uma para o dicionário e termos blogueiro da Sardinha.

Todos os artigos da série:
Imagem: Piper Report on Health Care

Comentários

  1. Vou aplicar agora mesmo, gosto muito dos seus hacks, eles provam que o blogger pode fazer muita coisa..

    Abraços..

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rick!

    Eu também acredito que com o Blogger dá pra fazer bastante coisa. Só não digo qualquer coisa, porque o Blogger (ainda) não paga boquete...

    Se tiver algum hack que você precise e que não encontrou em nenhum lugar, não hesite em perguntar...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço, Compulsivo, suas dicas tem ajudado demais, eu sempre quis montar um layout e colocar várias funcionalidades nele, com suas dicas tenho conseguido fazer isso..

    Tenho muito que aprender aqui ainda, eu até o momento não ando tendo dúvidas, única coisa que eu queria fazer e não conseguir, foi essas imagens do technorati nas categorias, mas não perguntei pq fiquei sem graça..

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Rick, pra isso você pode usar variações da dica compulsiva:

    Technorati Tags via marcadores do Blogger

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Estava pesquisando sobre Trackbacks e cai no seu blog. Gostei da dica. Apesar que tudo que se refira a mexer no codigo de meu blog me da um pouco de desassossego vamos ver o que acontece.Aproveito para fazer uma pergunta, gostei do "quem visitou" de seu blog. Muito interessante. Alguma dica de como colocar isso no meu ? Agradeceria.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. @Clube do Algodão, está aqui:
    http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2008/07/como-exibir-apenas-os-avatares-no.html

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  7. Compulsivo,

    Muito boas essa série de dicas sobre o assunto no qual eu tinha grande dificuldade e garanto que conforme os comentarios, também a outros foram bastante úteis.

    Att.

    ResponderExcluir
  8. Vou seguir sua dica.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?

Descrição aleatória abaixo do título no Blogspot

Nomes de todas as igrejas do Brasil