Backlinks e Trackbacks no Blogger (Parte 4)

Backlinks, os trackbacks do Blogger. Não entendeu? Retorne três posts...

Como enviar Trackbacks com o Blogger

Continuando a série Backlinks e Trackbacks no Blogger, vou mostrar como enviar Trackbacks para blogues que não suportam Backlinks, usando o Mozilla Firefox*.

Os Backlinks do Blogger, são totalmente automatizados e atualizados em tempo real. O problema é que o padrão usado pela maioria dos blogues de grande audiência são os Trackbaks, disponíveis em outras plataformas como o Wordpress e o Movable Type.

Os Trackbacks não são automáticos, você precisa enviá-los manualmente e quem recebe pode aprovar ou não sua exibição.Um detalhe importante é que a URL para envio de Trackbacks costuma ser diferente da URL do artigo original, acessado no browser.


Envio de Trackbacks no Wordpress

Se você usa algum editor de blogs como o Windows Live Writer ou o Zoundry Raven (bem que podiam considerar uma versão para Mac), não precisa esquentar a cabeça, pois eles costumam oferecer o recurso. Além disso existem ferramentas externas para envio de Trackbacks, como essa do Interney.ney.

Mas pra quem usa o editor padrão na página do Blogger, dá pra facilitar um pouco mais, incluindo um campo para envio de Trackbacks na janela de edição dos artigos. Com a ajuda do bom e velho Mozilla Firefox*, da extensão Greasemonkey** e de um Script*** criado pelo Blogger Guru Stephen Paul Weber (aka Singpolyma):

De quebra o Script ainda oferece a opção de incluir automaticamente os artigos categorizados por tags no del.icio.us e permite que os Trackbacks sejam salvos nos rascunhos (embora essa opção não tenha funcionado nos meus testes).

Se você já tem os Links de retorno habilitados, não se preocupe. Você vai continuar recebendo normalmente os comentários remotos nos seus artigos e as notificações no seu Feed de Trackbacks, mesmo que estes sejam feitos por usuários não-Blogger.

Mas agora terá a opção de enviar Trackbacks de forma prática, para blogues que não suportam Backlinks, diretamente na janela de edição do Blogger. Chupa Wordpress!!!

No próximo artigo da série Backlinks e Trackbacks no Blogger vamos ver como configurar um sistema gratuito de Trackbacks no Blogger usando o HaloScan. Fiquem ligados.
* Use o botão na barra lateral para instalar o Mozilla Firefox, é grátis!
** Para instalar a extensão Greasemonkey, clique aqui;
*** Para instalar o script de
Trackbacks para o Blogger, clique aqui.
Para saber mais sobre Trackbacks leia:
Todos os artigos da série:
Imagem: Piper Report on Health Care

Comentários

  1. É só fazer a instalação da extensão e do script?

    Compulsivo essa lista que você fez está muito F*d

    ResponderExcluir
  2. Fantástica este série de posts, ainda estou aqui na 4ª mas vou ler tudinho e em breve vou fazer uma citação disto no meu blog, pois é útil demais para quem usa blogger!

    ResponderExcluir
  3. Excelente série de posts. Pretendo com certeza utilizar os conhecimentos adquiridos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?

Descrição aleatória abaixo do título no Blogspot

Nomes de todas as igrejas do Brasil