Remover idiomas em arquivos Dual Audio


VirtualDub - O canivete suíço para manipular arquivos de vídeo AVI.

Hoje em dia como a maioria das TVs reproduzem arquivos de mídia (AVI, MP3, MP4, JPG...) a partir de portas USB, ou conexões de rede DLNA, muita gente tem baixado vídeos da internet para assistir na televisão. Porém alguns videos podem vir com dois idiomas, são chamados arquivos Dual Audio.

Algumas TVs não permitem a seleção da trilha de áudio em arquivos de vídeo exibidos a partir de conexões USB ou DNLA, a solução nestes casos é remover as trilhas de áudio de idiomas indesejados diretamente no arquivo de vídeo. Veja a seguir como fazer...

O jeito mais fácil e rápido de remover idiomas indesejados em arquivos de vídeo Dual Audio no formato AVI é usando o aplicativo VirtualDub. Ele processa o arquivo, copiando apenas a faixa de áudio com o idioma desejado, sem necessidade de reconversão do arquivo, preservando assim a qualidade do vídeo e reduzindo o tamanho o arquivo.

1 - O primeiro passo para extrair o áudio indesejado é identificar o idioma de cada uma das faixas. Para isso abra o arquivo original no Reprodutor de mídias VLC. Enquanto o arquivo estiver sendo reproduzido, no menu Áudio selecione o submenu Trilha de Áudio e verifique qual das trilhas corresponde ao idioma desejado, conforme a imagem abaixo:


Identificando a trilha de áudio desejada no Reprodutor de mídias VLC.

2 - Abra o arquivo de mídia no VirtualDub (arraste o arquivo para dentro da janela do programa ou use o menu File / Open video file...). No menu Video, certifique-se que está marcada a opção: Direct stream copy:


Selecione a opção Video / Direct stream copy...

Em seguida, no menu Audio, selecione no submenu Source audio a trilha identificada no reprodutor VLC no passo anterior:


Selecione a opção Audio / Source audio / E a trilha desejada...

Finalmente selecione File / Save as AVI... para salvar o arquivo apenas com o idioma de áudio desejado:


Finalmente, selecione Save as AVI... para concluir o serviço

O processo deve ser bem rápido, visto que não há necessidade de reconversão. O arquivo final deve ser ligeiramente menor que o original, visto que agora tem apenas uma trilha de áudio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes de todas as igrejas do Brasil

O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?