Comprimir imagens sem perda de qualidade

Como comprimir imagens
Ainda bem que existe um jeito mais simples de comprimir arquivos de imagens automaticamente.

Nesta postagem você vai aprender como reduzir o tamanho da sua biblioteca de imagens para aproximadamente 10% do seu tamanho atual. Ou seja, se todos os seus arquivos de imagens e fotos juntos somam 2Gb, depois desta conversão eles vão somar apenas 200Mb aproximadamente.

Em tempos de armazenamento de núvem, qualquer megabyte economizado pode converter-se em espaço para mais arquivos online. Fotos e outros tipos de arquivos de imagens costumam ser muito grandes, principalmente quando são capturadas em resolução máxima pelas cameras digitais.

O fato é que nem sempre a resolução máxima é necessária. Fotos do dia-a-dia, para publicação online por exemplo, podem ser armazanadas em resoluções médias ou baixas. O que diminiu considerávelmente o tamanho dos arquivos, sem perda perceptível de qualidade. O problema é que quando você descobre isso, sua biblioteca de imagens pode ter milhares de arquivos, e somar muitos gigabytes. Então comprimir individualmente cada um deles pode levar toda uma vida.

Para realizar a compressão de várias imagens de uma só vez utilizamos o aplicativo gratuito IrfanView, e com base na tabela abaixo definimos os parâmetros da conversão automática de todas as imagens de uma vez só:


Como comprimir várias imagens automaticamente:

1 - Abra o IrfanView e no menu Arquivo selecione a opção: Conversão simultânea/Renomear...


2 - Navegue até a pasta onde estão as imagens que deseja comprimir. E em Formato de saída, selecione JPG - JPG/JPEG Format, clique em Opções (1), na janela seguinte selecione o nível de qualidade apropriado e depois clique OK;


3 - Ainda em Formato de saída, marque a opção: Use opções avançadas (ajustar imagens) e clique em Avançadas (2). Na janela seguinte marque a opção REDIMENSIONAR, selecione o tamanho máximo para o lado maior das imagens e em seguida clique OK;


4 - Selecione a pasta destino para os arquivos comprimidos (3);
5 - Clique no botão Iniciar conversão (4) e aguarde...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes de todas as igrejas do Brasil

O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?

Remover idiomas em arquivos Dual Audio