Otimizar o título das páginas no Blogger

Por Thiago do Blog dos Joguinhos.

Um dos problemas dos layouts do Blogger é o fato do nome do blog aparecer antes do título dos posts, lá no topo da janela do browser. O que é péssimo para indexação das páginas e muitas vezes contribui negativamente nos resultados obtidos no Google.

Entretanto, esse problema pode ser facilmente resolvido utilizando uma nova tag liberada pela equipe do Blogger. Assim, somente a página inicial receberá o nome do blog e as outras o título do artigo. Bem melhor, não?

Não entendeu? Bem, com essa alteração o título de um post mudará, por exemplo, de "UsuárioCompulsivo - Otimizando o título das páginas" para "Otimizando o título das páginas".

Para fazer a alteração é simples, abra a edição HTML do teamplate e localize o código abaixo:
<title><data:blog.pageTitle/></title>
Substitua o por:
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;index&quot;'>
<title><data:blog.title/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/></title>
</b:if>
Visualize para testar e salve. Pronto, é isso... somente isso. Teste o resultado e aguarde o aumento dos cliques derivados dos resultados das buscas via Google.



Nota do Editor Compulsivo: Vale a pena!

Veja outras contribuições compulsivas na categoria parceiros. Se você também gostaria de ter seu artigo publicado e ganhar alguns links para o seu blogue aqui no UsuárioCompulsivo, siga esse link...

Via: BloggerBuster | Imagem: Wolfgang Staudt

Comentários

  1. Dica muito boa, já incorporei ao meu blog!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica Compulsivo :D
    Vou testar la no meu blog...


    Que tal você nos ensinar a colocar uma apresentação de imagens de posts igual a sua no topo das postagens?
    Ficou muito legal...
    Tem uma parecida no blog do Anderssauro.

    ResponderExcluir
  3. Ficou show a Gelaria de Destaques, né? Pretendo publicar alguma coisa mais pra frente.

    Quem me acompanha no Twitter já sabe a fonte...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, apesar de ainda gostar de ter o nome do blog no titulo das páginas. Por isso, usei a dica pra inverter a ordem, agora vem o nome do post, depois o do blog.

    ResponderExcluir
  5. Otima dica. Nao q eu estava procurando algo assim, mas jah q existe a possibilidade, vamos aproveita-la, nao? ^^

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica também, já estou experimentando. Gostaria de saber mais detalhes sobre a alteração que o Andarilho disse que fez, adicionando o nome do blog ao final do texto!

    ResponderExcluir
  7. eduardo, postei no meu blog a alteração que fiz, se interessar.

    não coloquei direto aqui nos comments, pq não sei se a formatação do código ia ficar boa.

    ResponderExcluir
  8. Caro compulsivo, que código eu poderia usar para que no topo da janela do browser aparecesse tanto o nome do blogger quanto o titulo?

    EX: Cultura Popular – A literatura de cordel

    De antemão já agradeço! Abraços e um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Marcão, esse já é o padrão atual do Blogger. Mas (sempre tem um mas...) não era assim nos templates mais antigos, que só exibiam o nome do blogue em qualquer página.

    Estive observando os blogues que estão no seu perfil e um deles (Portal Abracadabra) já está como você quer.

    O que você pode fazer é localizar e copiar toda a tag <title> do template que está como você quer, para o outro.

    P.S.: Mudando de saco pra mala, você mora em Itapema? Então somos quase vizinhos, eu moro em Balneário...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez ai valeu Compulsivo. Lendo os comentários, vi que o Andarilho tava com esse mesmo questionamento, daí vi a dica dele e deu pra resolver. Só você mesmo pra salvar a pátria com suas ótimas dicas.
    Sobre onde moro, fica um pouquinho longe de Ipanema, moro em João Pessoa-PB. Bem pertinho né...kkk
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Poxa Marcão, agradeço aos elogios, mas esta dica quem mandou foi o parceiro Thiago, lá do Blog dos Joguinhos, que merece todos os créditos.

    Eu me referia a Itapema - SC e não Ipanema, velho... É mais longe ainda. Não fosse a internet...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. Boa dica. Coloquei no meu blog!

    abraços
    -------
    Wallace
    -------

    ResponderExcluir
  13. Boa cara!
    Apliquei lá no meu blog.
    E outra: Tô dando uma olhada em todos os seus artigos. Putz! Tá demais! Tem tudo aqui.

    O Compulsivo (linkado) é leitura obrigatória agora pra mim :)
    Vlw!

    http://twitter.com/Netox

    ResponderExcluir
  14. Muito boa essa dica. Tu não acredita que eu tava faz tempo procurando por uma maneira de fazer isso. Meu erro foi pedir ajuda na lista Blogosfera. Só recebi aquelas respostas de hospedagem própria ... mimimi... wordpress... mimimi. Vou dar uma passada no blog do Thiago para agradacer.

    ResponderExcluir
  15. Vixe Teilor, pedisse ajuda sobre o Blogger no grupo Blogosfera? Ai, ai, ai... Não te crucificaram?

    Entra para o nosso Grupo Blogspot Brasil e sinta-se a vontade!!!

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  16. oi

    sou novata nessas coisas de blogger, colei teu ícone no meu blogger, para ver se nao te esqueço e voltar mais vezes para aprender aqui com vc...

    hoje estou sonada, e nao tá dando para arriscar seguir suas dicas, nao sei se já coloquei alguma em pratica, ontem, antes de ontem, rsrs...nao consigo lembrar... mas tem coisas que nao to sabendo dominar no meu blogger, meu blog tá meio bagunçadinho, rsrs, sem coragem de tentar ajeitar, apenas aprendendo....

    vc me parece nao só legal por disponibilizar informaçoes, mas é um bom conhecedor, ...

    nao corro o risco de te perder, já que to com seu bonequinho no meu blog, devo voltar por aqui e te aperriar um pouquinho, pedindo mais explicaçoes...

    como já disse to sonada, pois estou compulsivamente querendo aprender tudo sobre blog e blogger...rsrs...há dias que nao durmo direito, rsrs...

    vim por causa de bookmarks e encontrei tantas outras informaçoes... entao me aguarde que eu volto!

    grata,
    sonia

    ResponderExcluir
  17. Não cheguei a visitar o blog do Andarilho para ver como colocar Nome do post * Nome do blog, bastou um pouquinho de raciocínio lógico, mas isso porque estou no Blogger há muitos anos. Quem é menos habituado pode ver como fiz neste post aqui e é claro que eu citei este post como fonte. :D

    ResponderExcluir
  18. Compulsivo, esta é mais uma dica que incorporei no meu blog... Aos poucos, eu sei, aos poucos, ele ficará como quero... Valeu, Thiago, por compartilhar aqui a dica.

    ResponderExcluir
  19. amigo essa dica ainda funciona ? é de imediato ou com o tempo a mudança nas pesquisas do blog? Eu tenho um blog onde o Titulo era mto grande, e acaba ocultando por total o titulo do post. com isso acho que meu problema será solucionado. obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  20. @Pedro, funciona mas não é instantâneo. A mudança nos mecanismos de busca ocorre aos poucos...

    ResponderExcluir
  21. Muito boa dica funcionou perfeitamente.Vlw

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog. Acabei de implementar mais esse excelente recurso (dica), que ajudará a melhorar nossa posição nos buscadores.

    Essa blog já está nos favoritos.

    ResponderExcluir
  23. @Merval, a casa agradece...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  24. Cara, que bom que o google me mostro o seu link! tava procurando otimizar algumas coisas no meu blog e achei, bom, graças a essa mudança eu ja usei outro post seu sobre otimizar metatags. agora to conseguindo umas visitinhas a mais!!rsrs

    ResponderExcluir
  25. Demora para essa dica obter efeito ou é instantaneamente? porque faço a pesquisa e a descrição não aparece abaixo do título.

    ResponderExcluir
  26. @Wellington, a única coisa que esta dica faz é alterar o título das páginas individuais que aparecem lá no topo do Browser.

    Perdão, mas nem imagino o que você quer dizer com descrição abaixo do título...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  27. Excelente texto sobre como "Otimizar o título das páginas no Blogger", não só pela utilidade para todos os blogueiros, mas também pela forma simples e prática com que nos ensina a fazer isso. Não tive nenhuma dificuldade em fazer as mudanças em meu blog/site O Brasileirinho.

    ResponderExcluir
  28. Maravilha, Compulsivo!

    Hoje tirei o dia pra dar uma olhada nas tuas postagens mais antigas e tenho encontrado diversas dicas maravilhosas e que tenho implementado no meu humilde espaço.

    Grande presença!

    PS: coloquei um selo do teu blog na minha página como retribuição pelas dicas...

    Abração!

    ResponderExcluir
  29. @cafemate, muito obrigado!

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  30. Compulsivo,

    Fiz uma mudança pequena, mas que fica legal, é bobagem até,

    Mudei a segunda parte para
    data:blog.pageName/ - data:blog.title/
    *Tive que tirar os <,>

    Ficando assim: Nome do Post - Nome do Blog..

    Coloca algo mostrando isso, pois pode ser interessante para algumas pessoas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Adorei este post, fiz as alterações no meu blog e ficou perfeita, parabéns e seu blog e muito BOM

    ResponderExcluir
  32. Deu certinho! De novo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. tomara que os resultados no google sejam bons, e compulsivo eu preciso muito de sua ajuda, pois eu nao sei se aqui tem algum tuto sobre isso, mas no blog que to 'refazendo' nao veio a caixinha de escrever comentarios e os outros detalhes. dá uma olhadinha:

    http://rapaduratemsustanca.blogspot.com/2008/12/j-t-terminando.html

    vc sabe como consertar isso? fico na espera beleza?

    até mais ^^

    ResponderExcluir
  34. Muito boa essa dica, fiz e deu certo, valeu

    ResponderExcluir
  35. Mais uma boa Dica Compulsiva!

    Fiz e deu tudo certo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Tem alguns dias que conheci o seu blog, e gostei muito. É uma grande ajuda para os blogueiros.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  37. Esta dica já foi testada por você, né compulsivo? dá para notar que, aqui no UsuárioCompulsivo, tem este *truque*

    ResponderExcluir
  38. Bela dica, valeu.
    Já "customizei" o Utilnet com esta dica.

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir
  39. Incorporado ao meu blog, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  40. Valeu!
    Agora atualizei novamente!!!
    Assim fica melhor...

    ResponderExcluir
  41. Eu tinha meio que um certo medo de passar isso e minhas visitas diminuirem (haushsa), mas resolvi testar.
    Em 2 dias (implantei segunda, dia 22/06), 30% dos meus artigos já estavam no Google com o novo título (atualmente, presumo que cerca de 40% já esteja com o novo título). E minhas visitas passaram a barreira dos 400 pela primeira vez. :D

    Ótima dica! Recomendo!

    ResponderExcluir
  42. Pelo jeito esse é um dos melhores "empurrões" para otimizar os resultados do blogger no Google. Minhas visitas estão aumentando monstruosamente, e em menos 20 dias da minha última resposta daqui ultrapassei a barreira dos 500 (!) por 3 dias seguidos, algo que eu pensei que iria demorar um bom tempo devido ao foco único que meu blog possui.

    Minha média diária antes da otimização era entre 300-380!

    E a cerca de uma semana atrás todos os meus artigos já haviam sido convertidos pelo Google para o novo título.

    Mais uma vez, recomendo essa dica!

    ResponderExcluir
  43. Excelente dica, já tinha reparado isso quando eu fazia busca no google e obtinha resultado em algum blog, ae vendo como colocar as Metatags, por curiosidade entrei no link achando que era outra coisa e era justamente o que eu precisava :]

    Obrigado!
    Derick Furlanetto.

    ResponderExcluir
  44. valew compulsivo o pessoal de Lages-SC agradece:D

    ResponderExcluir
  45. Legal essa Postagem cara muito interresante.

    ResponderExcluir
  46. Gostei do artigo e já implementei em meu blog. Agora gostaria de saber se consigo mudar o título do da pagina inicial sem alterar o cabeçalho. Mais especificamente, quero que no cabeçalho apareça blog do Campbell e lá em cima Blog do Campbell - Comentários Políticos - Eleições 2010. Pode me ajudar

    Abs

    ResponderExcluir
  47. Compulsivo,
    são estes detalhes que fazem a diferença!

    ResponderExcluir
  48. VALEW COMPULSIVO , MUITO BOA DICA !

    ABÇ

    ResponderExcluir
  49. Coloquei mais não tive sucesso. se poder mandar mais dicas agradeço.

    ResponderExcluir
  50. Muito boa essa postagem eu prescisava mesmo otimizar o titulo do meu blog olhe só como ficou Dr Orácio

    ResponderExcluir
  51. Então é melhor como está agora? antigamente tinha uma propaganda em relação a essa tag que era melhor ter o nome do blog acompanhando o título da postagem...mas vou experimentar, testar principlamente se haverá uma vantagem para indexar no google. Vamos ver..na sua opinião qual a melhor estrutura para indexar? afinal viu a diferença nos números de visitas, ranking?

    ResponderExcluir
  52. Isso é muito bom, nao deixo meu blog sem essa mudança mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa DVDRip, DVDScr, R5, etc?

Descrição aleatória abaixo do título no Blogspot

Nomes de todas as igrejas do Brasil